quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Regresso às aulas... ou não

O dia 31 passou, e não trouxe notícias animadoras.
Faço agora parte do grupo dos 40.000 professores que ficaram de fora do sistema após anos ao serviço da educação no nosso país. Mas não é por amarguras que hoje escrevo.

Escrevo porque tenho saudades.

De manhã a luminosidade que me entra pela janela já cheira a princípio de Outono e os dias vão ficando cada vez mais pequenos. Estaria na altura de pegar na pasta e começar o dia com os sorrisos dos alunos que passam por nós nos corredores com as mochilas cheias de material novo e esperança para dar e vender e lançam do outro lado do corredor um alegre "Bom dia professora!".

Mas essas vozes só me chegam vindas daquele baú onde o cérebro guarda as memórias, e quando parece que o som chega aos ouvidos... nada. E o coração ficou um bocadinho mais vazio e apertado.

Tenho saudades dos alunos, tenho saudades do cheiro do material escolar novo, dos colegas, do ambiente de enorme confusão nos corredores entre salas, dos novatos que nunca sabem onde fica nada nem a que horas abre a papelaria para tirar a senha de almoço.

Tenho saudades de preparar aulas, de todos os dias descobrir qualquer coisa nova quando ando à procura de curiosidades para motivar os miúdos.

Tenho saudades de fazer aquilo para que tenho vocação e amo do fundo do meu coração: ensinar. Para já, vou tentando domar este sentimento esquisito e manter viva a esperança que a plataforma do Ministério me traga qualquer coisa que me faça sorrir.


2 comentários:

  1. Rita... :(. Qualquer dia passamos para :) !

    Um abraço cheio de esperança!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Angelina. A força da amizade ajuda logo a passar para :). Um beijinho

    ResponderEliminar