segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolinho para lembrar os Santos

Fim de semana prolongado (sim, porque eu na segunda-feira não vou à escola), e é tempo de gastar alguns dos muitos ovos que por aqui me andam a encher o frigorífico. Lembrei-me então de fazer o bolo que a minha mãe faz desde que eu me lembro. O cheirinho e o paladar acompanham-me desde a infância, e talvez por isso seja o meu bolo favorito.
É um bolo de iogurte, fácil fácil de fazer (se até eu o faço...) e sai sempre bem. Bom para aquelas tardes de chuva (como estas que se aproximam) em que só apetece um chazinho quente com as amigas ao fim da tarde. E um belo bolinho caseiro para acompanhar. Então cá vai:

Bolo de Iogurte (da Ana Maria, claro)

Ingredientes:

- 1 iogurte de coco (pode ser de qualquer outro sabor, mas este eu acho que é o que fica melhor)
- 4 ovos
- Farinha com fermento (na medida de 3 copos de iogurte)
- Açúcar (3 copos de iogurte também)
- Fermento (1 colher de café bem cheia)
- Óleo (1 copo de iogurte)

Preparação:

Na tigela colocar o iogurte, os ovos e o açúcar. Mexe-se bem.
Depois, adicionar a farinha junto com o fermento e voltar a bater tudo muito bem.
Finalmente junta-se o óleo. Usar a batedeira eléctrica é sempre uma boa opção, pois sobretudo esta parte do óleo é um bocado chata de fazer à mão até se conseguir que o óleo fique todo misturadinho...

Para terminar, é o costume: vai ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Para os maçaricos da cozinha como eu, aqui vai uma dica: o ideal é deixar o bolo cozer com uma folha de papel de alumínio por cima. Depois quando estiver quase cozido tira-se para ganhar cor. Assim fica sempre bonito :)

1 comentário:

  1. Quando é que eu posso provar esse bolo? Deve ser 5 estrelas como a autora...

    ResponderEliminar