quarta-feira, 7 de março de 2012

Um bolinho a experimentar

Pois é, a vida tem destas coisas.
Eu a ver uma receita decente para fazer lulas estufadas (sim, que neste campo sou marinheira de primeira viagem, e por mais que queira nunca hei-de chegar aos calcanhares da minha mãe Ana), e pronto. Os olhos vão é para o que eu prometi a mim própria que não ia fazer: comer gulodices. As calças já apertam e a Páscoa está aí com as roupas novas e a neura do costume na loja porque do que gosto não há que me sirva, e do que me serve não gosto de nada.
Mas vamos ao que interessa (ou não, dependendo se o post é lido na Quaresma ou na Páscoa). Bolo de Côco. Daqueles bem bons, nada secos, de comer e chorar por mais. Pelo menos é o que a receita promete.
Para já não pode ser. Tenho de me portar bem para não ter de comprar roupa nova (para além da da Páscoa, claro) que é tempo de crise. Mas assim que voltar a caber nas minhas calças de ganga favoritas que comprei no meu 1º ano de faculdade, ai vou experimentar, vou.
Ora vejam só (e passo a transcrever):

"Ingredientes:

3 ovos
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de côco ralado
125g de manteiga

300 ml de leite
côco para polvilhar


Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa. Adicione depois as gemas e o leite e misture bem.
Bata as claras em castelo e misture a farinha com o côco. Alternadamente junte as claras e a farinha com o cõco à mistura das gemas.
Unte uma forma rectangular de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.
Deixe depois o bolo arrefecer dentro da forma e pique-o todo muito bem com um pequeno espeto.
Aqueça bem os 300 ml de leite e verta-o sobre o bolo de modo a que este embeba todo o leite. Ao início poderá parece-lhe que o bolo não tem capacidade para embeber todo o leite, mas é mesmo assim. Deixe arrefecer novamente e desenforme cuidadosamente o bolo colocando-o no prato de servir.
Polvilhe então com côco ralado a gosto."



Devo dizer que esta receita (e a belíssima foto - digam lá se não tem mesmo ar de ser uma delícia...) é da Joana Roque, mais uma vez, a autora que me salvou a vida.

O original pode ser encontrado aqui:
 http://paracozinhar.blogspot.com/2012/03/bolo-encharcado-de-coco.html 

Depois da Páscoa (e de conseguir voltar a caber nas calças) prometo que dou mais notícias a respeito deste pedaço de bom caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário